miércoles, 13 de noviembre de 2013

Bolo Invertido de Abacaxi

Bolo de abacaxi Invertido Bolo Invertido de Abacaxi

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (de chá) de óleo quase cheia (menos 2 dedos)
1   ½ xícaras (de chá) de açúcar
3 ovos
3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 abacaxi sem casca e sem miolo, cortado em rodelas
Calda
1 xícara (de chá) de açúcar
Modo de Preparo
Primeiro descasque o abacaxi, corte em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura e retire o miolo. Faça a calda: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, deixe o açúcar derreter e caramelar. Despeje na forma, inclusive nas laterais, arrume as rodelas de abacaxi e reserve.
No liquidificador coloque o leite, o óleo, os ovos e o açúcar e bata. Despeje em uma tigela e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. Misture até obter uma massa lisa, não precisa bater. Acrescente a baunilha e misture. Junte o fermento e delicadamente incorpore à massa. Despeje a massa na forma com o abacaxi e leve ao forno médio por mais ou menos 35 minutos. Espete um palito, se ele sair limpo, o bolo está bom. Se o palito sair sujo, deixe assar um pouco mais.
Desenforme o bolo ainda quente.
Dicas:
  • Você pode colocar uma ameixa ou uma cereja em calda no lugar onde ficava o miolo do abacaxi, minha mãe colocava e fica lindo.
  • Desta vez  fiz a receita duplicada, por isso meu bolo está maior, mas normalmente faço nas quantidades que coloquei nos ingredientes e uso uma forma de 30 cm de diâmetro para assar. Se quiser fazer um bolão, como eu fiz, basta multiplicar a quantidade dos ingredientes por dois.
  • Cuidado na hora de desenformar o bolo, ele vai estar quente e pode lhe queimar. Todo o cuidado é pouco.

0 comentarios:

Publicar un comentario