jueves, 14 de noviembre de 2013

Gratinado de Chuchu com Presunto

Gratinado de chuchu 7 Gratinado de Chuchu com Presunto

Ingredientes (6 porções)
2 chuchus
150 g de presunto
1 caldo de galinha
Uma pitada de pimenta do reino
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho
3 colheres (de sopa) de manteiga
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
1/2 colher (de chá) de sal
1 caixinha de creme de leite (200 g)
1 colher (de sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Comece pelo molho - Derreta a manteiga em uma penela e  acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para “fritar”um pouco. Coloque um pouco de leite quente e continue a mexer. Continue acrescentando o leite quente e mexendo. Quando engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente (com força mesmo), isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver um pouco.  Depois tire do fogo e acrescente, o sal, o creme de leite e o queijo ralado.  Use logo a seguir.
Montagem – Descasque e retire o caroço do chuchu. Corte os dois chuchus em pedaços finos. Unte um refratário com manteiga e espalhe os pedaços de chuchus, por cima coloque o presunto picado e esfarele o caldo de galinha, espalhando por todo ele. Tempere com pimenta do reino. Coloque 1/3 do molho branco que você fez sobre o chuchu temperado e misture bem. Depois espalhe por cima o restante do molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por uma meia hora ou até dourar e quando você espetar um garfo e perceber que o chuchu está macio. Sirva quente.
Dica:
  1. Essa mesma receita você pode fazer com couve flor, brocoli, batatas (cortadas fininhas), cenouras pré cozidas ou mesmo vários legumes misturados.
  2. Se quando você fizer o molho, ele empelotar (as vezes isso acontece), passe o molho por uma peneira ou bata no liquidificador.

0 comentarios:

Publicar un comentario